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Extensão Leopoldina

Ações de Extensão do Campus Leopoldina

CEFET-MG

Princípios de Funcionamento de um Motor Veicular / 2022

Última modificação: Sexta-feira, 3 de junho de 2022

Descrição:

O Brasil estabeleceu a Política Nacional sobre a Mudança do Clima (PNMC), por meio da Lei no 12.187/2009 que determina o compromisso de adotar ações para reduzir sua emissão de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% em relação às previsões de 2020. Em 2012, o setor de transportes leves foi responsável por 33% das emissões do país segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia no artigo “Primeiro Inventário Brasileiro de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa”. A crescente restrição de emissões de poluentes devido a normas ambientais mais rigorosas, que no Brasil é conhecida como Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE, 2009), que está sendo substituído pela ROTA 2030, tornou imprescindível, dentro da engenharia automotiva, a busca por soluções sustentáveis, tornando os motores mais eficientes e consequentemente gerando menores impactos ambientais. A crescente restrição de emissões de poluentes devido a normas ambientais mais rigorosas faz com que a melhoria da eficiência dos motores de combustão interna seja questão de sobrevivência da indústria automobilística. Dentro deste contexto, um dos objetivos dos novos projetos de motores de combustão interna é reduzir o consumo e a geração de gases poluentes por meio de melhorias na eficiência térmica. Todo esse investimento, por parte dos projetos de novos motores e componentes, deve vir seguido do conhecimento dos profissionais autônomos da manutenção. Toda manutenção feita de forma errada ou equivocada, pode aumentar os níveis de poluentes gerado pelo motor. Desgaste prematuro de anéis de vedação, queima incompleta do combustível, negligencias quanto ao catalisador são umas das inúmeras situações que colocam a perder os ganhos em eficiência energética dos motores mais modernos da indústria automobilística. Também, salvo em situações muito específicas, a noção de que não se deve alterar as configurações originais dos motores de combustão será amplamente abordado no curso. Todavia, vários anos e milhares de dólares são gastos nas fases de projeto e testes, é de se supor que a concepção do motor, após o imenso empenho do fabricante, esteja próximo da sua curva de máxima eficiência, com baixo consumo, baixa emissão de poluentes, baixa geração de ruídos e máxima potência produzida, sendo improváveis melhorias pontuais por parte do proprietário. Do mesmo modo, será abordado no curso noções básicas das características dos combustíveis. As diferenças entre gasolina, etanol e diesel e todas as suas particularidades no processo de queima. Quanto à segurança veicular, dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) informa que ocorrem em torno de 43 mil mortes por ano no Brasil. O curso fará uma abordagem dessa situação, o intuito é expor quais são as inovações tecnológicas que existem em alguns veículos atuais, justificando os diferentes desempenhos de segurança apesar de estarem na mesma categoria, segundo a agência que avalia a segurança de carros da américa latina (Latin NCAP). Finalmente, este curso tem o objetivo de levar informações da compreensão do funcionamento e projeto de um motor para os alunos do CEFET e a comunidade. Conhecimento esse fundamental para profissionais da área de manutenção e/ou entusiastas.

Responsável pela ação:

  • Tiago Alceu Coelho Resende

Equipe:   

  • Ricardo Ferraz Moraes 
  • Tiago Alceu Coelho Resende

Contato:

  • E-mail para contato: tiagoalceuc@cefetmg.com.br

Parceiros/Apoio:

  • Apoio financeiro: DEDC (2022)

Público estimado:

  • 130 vagas