MUNDO MAKER – FASE 2 / 2020
Última modificação: Quinta-feira, 2 de junho de 2022
Descrição:
Já a algum tempo, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Controle e Automação vem amadurecendo a ideia de estimular o conhecimento científico e tecnológico entre os estudantes de ensino fundamental e médio de Leopoldina e Região. Dessa maneira, foi realizado alguns projetos de extensão que estimulavam esse espírito nos discentes, percebendo o impacto positivo quando da recepção de ingressantes nos seus cursos técnicos e de engenharia oriundos desses projetos. Considerando os resultados positivos percebidos, o projeto MUNDO MAKER tem como objetivo de integrar tanto os estudantes de ensino fundamental e médio de Leopoldina e Região quanto os estudantes dos Cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação para divulgar e fomentar o desenvolvimento de um ambiente tecnológico, de inovação e de empreendedorismo em Leopoldina e, sobretudo, aproximar a tecnologia e a inovação do dia a dia dos Leopoldinenses, mostrando que essa juventude que aí está pode representar uma mudança no que se refere ao desenvolvimento sustentável da cidade e região. Durante seis meses serão oferecidos treinamentos voltados para o desenvolvimento de projetos aplicando a filosofia do MOVIMENTO MAKER, visando solucionar problemas que envolvem as temáticas de sustentabilidade e eficiência energética. Além disto, o presente projeto integrará as ações de extensão já realizadas pelo Programa de Educação Tutorial (PET), realizando, ao final do treinamento, um evento regional com alunos de escolas públicas de Leopoldina e de municípios vizinhos, em uma grande exposição, que contará com uma competição entre os projetos desenvolvidos. Este evento reunirá escolas, diretores, professores, alunos e membros da sociedade em geral em um ambiente de ciência e tecnologia, inovação e empreendedorismo, em que o centro das ações seja o estudante, em um evento de grande porte, que se refere a uma competição municipal de ciência e tecnologia. A competição se soma a um planejamento estratégico do PET – ECA e do CEFET-MG. Inicialmente estão previstos para a competição as seguintes modalidades, que podem ser alteradas durante o planejamento: robótica educacional (LEGO), cubo mágico, desenvolvimento de aplicativos móveis com AppInventor, automação com Arduino, solução de problemas matemáticos, soluções para o meio ambiente, problemas urbanos e rurais.
Responsável pela ação:
- Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra
Equipe:
- Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra
- José Geraldo Ribeiro Júnior
- Carolina de Almeida Alvarez
- Érica Gomes Fernandes
- Fernanda Werneque De Oliveira Maximiano
- Gabriel Oliveira Pimentel
- Guilherme Quirino De Andrade
- Heduarda Bolini Gonçalves
- Raphael Fidélis Guerson
- Rodrigo Guida Melão Machado
- Túlio Santos Resende
- Igor Inácio Cirino
- João Antonio Conte Zaquine
- Vinícius Veridiano Miranda
- Daiene Santos Duarte
- Lindolpho Oliveira de Araujo Júnior
- Karine Cunha Costa Mariquito
- Dhyovania de Almeida Alvarez
Contato:
- E-mail para contato: gabriella@cefetmg.br
Parceiros/Apoio:
- Apoio financeiro:
SETEC/MEC (2020)
- Parceiros: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – IFES; SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, VIA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE LEOPOLDINA.
Público estimado:
- 1020 pessoas