MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Extensão Leopoldina

Ações de Extensão do Campus Leopoldina

CEFET-MG

Escrita em contexto de avaliação: a redação do ENEM

Segunda-feira, 19 de junho de 2023
Última modificação: Segunda-feira, 19 de junho de 2023

DESCRIÇÃO: Atualmente, a nota na redação do ENEM corresponde a um grande percentual da nota do exame. Embora esse texto seja uma produção típica da tipo dissertativo-argumentativo, observamos que a redação do ENEM apresenta características e estrutura distintas e específicas que permitem classificá-la como um gênero textual próprio. Considerando esse fato, ao desenvolver a escrita de texto, o aluno deve se atentar para as especificidades da estrutura e finalidade desse gênero. Observamos ainda que, embora o ENEM se proponha a ser um exame nacional acessível a todos os estudantes, alunos de escolas públicas, especialmente de lugares de maior vulnerabilidade social, ainda não conseguem obter nota satisfatória na redação do ENEM. Em Leopoldina, não há um espaço ou um cursinho popular, em que os alunos possam desenvolver suas habilidades de escrita. Dessa forma, justifica-se um curso de extensão que possa oferecer vagas para os alunos das escolas públicas, sobretudo da periferia, que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de ensino.

Além disso, o curso de extensão “Escrita em contexto de avaliação: a redação do ENEM” vem se consolidando como um curso anual oferecido pelo CEFET-MG Campus Leopoldina. Iniciado em 2019, sua primeira edição teve apenas uma turma com carga horária de oito horas. Esta turma foi bem avaliada pelos discentes, e o único pedido era o aumento da carga horária e do número de vagas. Considerando essa demanda, decidimos realizar uma nova edição no ano seguinte. 

Em 2020 e 2021, realizamos duas turmas com carga horária de 16 horas cada. Mesmo com a pandemia e o distanciamento social, o curso foi realizado com sucesso de modo remoto. Foram realizadas oito aulas síncronas para cada turma, além de atividades assíncronas, como produção de redações e resolução de exercícios. O fato de o curso ser à distância possibilitou que vários alunos de outros campi do CEFET, bem como alunos de escolas públicas de outras cidades pudessem participar. Após as divulgações da nota do ENEM 2021, verificamos que houve casos de alunos que participaram do curso com notas excelentes na redação, o que justifica a manutenção deste projeto. Exemplos de notas de alunos do curso e suas respectivas notas na Redação do ENEM 2021: Jorge Augusto – 920 (Aluno do CEFET Leopoldina e bolsista do curso de extensão em 2021); Gabriel Diniz – 960; Allana Carolina – 940; Iasmim Favaro – 920; Eduarda Araújo – 900; Ian; Patrício – 880; Isabella Carla – 800; Caio Duarte – 780; Evelin – 700. Os referidos alunos autorizaram a divulgação das suas notas pela equipe de organização da ação de extensão. 

Em 2022, com a volta das atividades presenciais, o curso foi ofertado presencialmente no campus Leopoldina. Até o momento da elaboração deste projeto, a edição de 2022 já ofertou duas turmas (uma de 17/5 a 5/7 e outra de 23/8 a 11/10) que contemplou cerca de 50 estudantes e egressos das escolas públicas de Leopoldina. Até a presente data, a prova do ENEM ainda não foi realizada, mas, finalizado o ENEM, entraremos em contato com os alunos do curso para averiguar seu desempenho na redação do ENEM 2022.

Para a edição de 2023, pretendemos manter as duas turmas presenciais do curso com carga horária de 16 horas cada. O curso poderá ofertar 60 vagas, 30 vagas para cada turma, para discentes matriculados do terceiro ano do ensino médio ou egressos de escolas públicas. Além das turmas regulares, pretendemos realizar “aulões” para discutir temas específicos. 

A metodologia será dividida da seguinte forma:

1. OBJETO: duas turmas presenciais com carga horária de 16 horas, cada, ofertadas, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. O número de vagas para cada turma é de 30 alunos. A metodologia empregada durante as aulas do curso será a socioindividualizada (VILARINHO, 1985), em que se conjugam os conhecimentos do conjunto da turma e os de cada aluno individualmente no intuito de, junto com o aporte técnico dos docentes, desenvolver a habilidade de escrita de texto argumentativo. Em cada aula, os alunos terão acesso a textos nota 1000 do ENEM que estão disponibilizados na internet e a suas respectivas propostas de redação. A partir dessa exposição, os professores conduzirão um breve debate com a turma sobre o tema e sobre os textos apresentados, tendo em vista o tipo textual argumentativo e os critérios de avaliação do exame. Ao final de cada encontro, os discentes produzirão textos ou fragmentos de textos para avaliação.

2. DIVULGAÇÃO E INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES: as inscrições para as turmas serão realizadas por meio de chamada pública, disponibilizada na página https://www.revistacefetiando.cefetmg.br/curso-para-redacao-do-enem/. A divulgação do período de inscrição para a comunidade se dará por meio de visitas às escolas da região, participação em eventos locais, como a Mostra de Curso e MOCITEC e publicação de notícias em jornais locais. Além disso, o Instagram da Revista Cefetiando https://www.instagram.com/revista_cefetiando/ será utilizado como meio de comunicação com a comunidade externa, por meio de postagens sobre as atividades do curso.

3. PÚBLICO ALVO: alunos e egressos do ensino médio de escolas públicas da região.

4. SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES: os critérios de seleção dos alunos serão os mesmos dos anos anteriores. Os bolsistas e os professores selecionarão os alunos seguindo os seguintes critérios que serão apresentados em chamada pública aos candidatos, a saber: (1) ser estudante de escola pública, (2) ter concluído ou não o Ensino Médio, (3) estar matriculado no 3° ano do ensino médio (4) receber ou não benefício de programas sociais do Governo Federal e (5) idade mais avançada. Após a primeira aula, uma segunda chamada poderá ser realizada para preenchimento das vagas não ocupadas pelos classificados dentro do número de vagas ofertadas. 

5. HORÁRIO E LOCAL: a previsão é que as aulas ocorram às terças-feiras das 17h às 19h na sala 4.105 do CEEFET-MG, Campus Leopoldina, de acordo com o cronograma apresentando no projeto. No entanto, as datas e horários das turmas poderão sofrer alterações para se adequar ao público. 

6. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: a avaliação da assiduidade será realizada através de lista de frequência para cada encontro. Também serão realizadas avaliações qualitativas pela equipe executora, a partir da observação do dia-a-dia das aulas, dos participantes e das correções das redações produzidas em cada aula. Os participantes também poderão avaliar o curso por meio de questionários. As avaliações serão utilizadas como critério para os ajustes didáticos, pedagógicos e metodológicos que se fizerem necessários, caracterizando dessa forma, o acompanhamento do projeto. Após a divulgação das notas da redação do ENEM, a equipe organizadora entrará em contato com os alunos do curso de modo a verificar o desempenho da prova, o resultado da prova do ENEM pode ser importante meio para aferir o aproveitamento do curso. 

7. ATIVIDADES ASSISTEMÁTICAS: além da oferta das duas turmas regulares, a equipe organizadora do curso de extensão pretende realizar eventos ao longo do ano de modo a aumentar a abrangência do curso, como aulões e palestras, bem como apresentar o curso em eventos realizados na instituição como a Mostra de Curso e MOCITEC de modo a ajudar na divulgação para a comunidade da ação de extensão.

8 – SELEÇÃO DE BOLSISTAS: A seleção de alunos bolsista acontecerá através de chamada pública, a ser elaborado atendendo as diretrizes estabelecidas na Resolução CD-015/20, de 30 de junho de 2020 e na Portaria DIR-122/22, de 17 de fevereiro de 2022.

9 – ATIVIDADES DOS BOLSISTAS: os bolsistas deverão atuar na divulgação do curso, através das visitas às escolas e participação de eventos locais, bem como manutenção e acompanhamento do Instagram da Revista Cefetiando. Também serão responsáveis por auxiliar no processo de seleção e inscrição dos alunos do curso. Os bolsistas ajudarão na confecção do material do curso e no processo de correção das redações, além disso, poderão atuar ativamente na organização das atividades assistemáticas. Os questionários de inscrição e de avaliação do curso serão monitorados pelos bolsistas. 

RESPONSÁVEL PELA AÇÃO: SABRINA ANACLETO TEIXEIRA

CONTATO:  sabrina.anacleto@cefetmg.br

EQUIPE:  

  • Sabrina Anacleto Teixeira
  •  João Felipe Alves de Oliveira
  • Carlos Eduardo Nunes Garcia

Parceiros/Apoio:FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 165/2022: Seleção Pública para Apoio a Cursos de Extensão)

Público estimado: 90 pessoas