MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Extensão Leopoldina

Ações de Extensão do Campus Leopoldina

CEFET-MG

Campus Aberto

Segunda-feira, 19 de junho de 2023
Última modificação: Segunda-feira, 19 de junho de 2023

DESCRIÇÃO:. O retorno das atividades escolares presenciais após a pandemia global de covid-19, revelou importantes sequelas do isolamento social: altos níveis de sedentarismo, dificuldade nos relacionamentos interpessoais, defasagens de aprendizagens, e desestabilidade da saúde mental dos alunos. Assim, o objetivo geral do presente projeto é promover a aproximação do CEFET-MG – Campus Leopoldina com a comunidade local através do esporte, como ferramenta de promoção da saúde e da educação. Para isso, serão realizadas oficinas esportivas de natação e esportes coletivos para alunos regularmente matriculados nos 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Leopoldina-MG. Para além do desenvolvimento das habilidades esportivas referentes às modalidades em questão, o projeto propõe o desenvolvimento das habilidades socioemocionais através da adoção de metodologias voltadas para um Aprendizagem Socioemocional, utilizando como pano de fundo, a prática esportiva (que por sua vez, possui em sua essência e legitimidade, fatores propícios ao desenvolvimento socioemocional), além do desenvolvimento da cultura corporal do movimento, que por sua vez, contribui para a promoção da saúde (física e mental) dos discentes. As oficinas acontecerão duas vezes por semana, ao longo do ano letivo de 2023, tendo início em abril do referido ano, possuindo ainda, atividades assistemáticas (palestras, competições, entre outras). Serão beneficiados diretamente 450 discentes (90 internos e 360 externos ao CEFET-MG), gratuitamente e igualitariamente, de forma a fortalecer o compromisso do CEFET-MG com os marcos legais da inclusão social. A avaliação e acompanhamento do projeto acontecerão de forma quantitativa, através da aplicação do protocolo PROESP-BR (GAYA ET AL., 2015), que avalia aptidão física e habilidades motoras; e do Questionário de Avaliação de Competências Socioemocionais-QACSE (COELHO, SOUSA E MARCHANTE, 2014), que avalia as habilidades socioemocionais. E de forma qualitativa, a partir da observação pedagógica do dia-a-dia das turmas, dos alunos e do projeto. Ambas avaliações (quantitativas e qualitativas) serão utilizadas como critério para os ajustes didáticos, pedagógicos e metodológicos que se fizerem necessários, caracterizando dessa forma, o acompanhamento do projeto. Os dados coletados ao longo do projeto, serão analisados e relacionados na tentativa de produção científica da referida experiência, na área da Psicologia do Esporte, e/ou Esporte Educação. Ao final do projeto, espera-se que os discente desenvolvam suas habilidades esportivas e socioemocionais, se envolvam em outras ações de extensão do Campus, se familiarizando com ele.

RESPONSÁVEL PELA AÇÃO: GABRIELA REZENDE DE OLIVEIRA VENTURINI

CONTATO:  doutoragabrielaventurini@gmail.com

EQUIPE:

  •  Raphael Franzoni Barbosa
  •  Hudson Rodrigues De Jesus
  •  Gabriela Rezende De Oliveira Venturini

Parceiros/Apoio: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 168/2022: Seleção Pública para Apoio a Projetos de Extensão)

Público estimado: 450 pessoas