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Extensão Leopoldina

Ações de Extensão do Campus Leopoldina

CEFET-MG

ROBESC – Robótica Escolar (Fase 10)

Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Última modificação: Quarta-feira, 13 de agosto de 2025

DESCRIÇÃO: O projeto tem como objetivo principal o ensino de conceitos básicos de fluxograma, programação e atividades práticas utilizando kits LEGO Mindstorm e um novo kit especialmente desenvolvido para o projeto durante a quarta fase do projeto. O foco do projeto é a popularização da ciência e da tecnologia, para alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, de forma a complementar a educação com a inclusão de conhecimentos tecnológicos e científicos. O trabalho será desenvolvido juntamente com escolas de Leopoldina, Cataguases e região, aumentando, a pedidos, o público inicialmente atendido pelas fases de 1 à 9 do projeto. Com o material didático já elaborado, serão inseridos os conhecimentos do novo Lego Simple&Powered Machines Set, que trará ao curso uma aprendizagem mais completa sobre robótica, bem como do novo kit desenvolvido. Após a reformulação do material, será iniciada a fase de contato com as escolas para se propor a fase 10 do projeto, justificando sua importância. A boa receptividade do projeto já foi comprovada através do projeto ROBESC nas fases anteriores, realizado em parceria com escolas da região e o grupo PET de Controle e Automação. Nos anos de 2021, 2022, 2023 o projeto foi realizado como parte integrante do Programa de Extensão intitulado: Mundo Maker: Educação, desenvolvimento e cidadania. Com a extinção de editais para programas de extensão, o projeto foi capitaneado pelo PET Controle e Automação, que o realizou no ano de 2024. Serão agendadas as novas palestras para apresentação da décima fase do projeto. Em 2025 será organizada competição de robótica entre as escolas participantes. Será aplicado um questionário para levantamento do conhecimento prévio sobre robótica. Ao final do curso, o mesmo questionário será novamente aplicado como forma de seaferir o impacto do projeto no conhecimento dos alunos. Desde o ano de 2018 já foi trabalhado um projeto piloto com escola do ensino fundamental I, com excelente resultado, vislumbrando cenário futuro de ampliaçãodo público alvo. O projeto terá discentes voluntários que realizarão palestras envolvendo o tema de Robótica, Lógica Estruturada e Sustentabilidade, sua importância no contexto atual e a relação entre os mesmos com a Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação. O projeto terá uma abrangência de aproximadamente 140 estudantes e docentes, distribuídos de forma de acordo com o número de inscrições por escolas. Serão proferidas palestras iniciais para os inscritos. Caberá a diretoria das escolas participantes a indicação dos alunos para participação na fase final do projeto e deverão ser levados em consideração fatores como desempenho acadêmico e disciplinares, além é claro do interesse dos estudantes pelo tema. Após a formação dos grupos, os mesmos serão divididos em turmas de no máximo 4 membros, onde cada turma terá como instrutores os discentes extensionistas voluntários do projeto, além de suporte de membros do grupo PET Controle e Automação e de dois bolsistas.Cada curso terá carga horária de 32 (trinta) horas, com duas horas por semana e duração total de oito semanas. A ementa do curso contempla: a) Introdução à programação, envolvendo conceitos de fluxograma elinguagem estruturada (portugol), onde os alunos terão acesso aos principios lógicos de programação. b)Programação de robôs utilizando kits LEGO Mindstorm NXT Educativo, LEGO Simple & Powerred Machines Set,LEGO Mindstorm NXT 2.0 e o pacote de expansão LEGO complemetar Energias Renováveis. c) Montagem derobôs utilizando kits LEGO Mindstorm NXT Educativo, LEGO Simple & Powerred Machines Set, LEGO MindstormNXT 2.0 e o pacote de expansão LEGO complemetar Energias Renováveis. d) Elaboração de um projeto final,utilizando os equipamentos LEGO, onde os alunos serão agrupados em equipes de 4 integrantes. e)Programação do kit de robô móvel que será desenvolvido especialmente para esse projeto. f) Treinamento para competição (Seguidor de Trilha, Sumô de Robô, Labirinto) Esse projeto é de natureza temática. Em cada fase procura-se maior interação de estudantes e professores no que se refere ao uso de tecnologias disruptivas como a robótica, associada ao uso de computação ubíqua para desenvolvimento de habilidades cognitivas,raciocínio lógico, interação social e foco nas áreas de formação do CEFET-MG. Vislumbra-se atrair jovens para aárea de ciências e engenharia. O projeto já criou laços entre as escolas participantes, estimulando a realizaçãode projetos dessa natureza com os alunos, além de criar uma cultura associada a ciência e tecnologia. Nesta quinta fase o projeto terá participação de discentes do curso de engenharia de computação da unidade de Leopoldina do CEFET-MG.

RESPONSÁVEL PELA AÇÃO:  LINDOLPHO OLIVEIRA DE ARAUJO JUNIOR

CONTATO: lindolpho@cefetmg.br

EQUIPE: FABIANO PEREIRA BHERING, RAFAEL JOSE FONSECA DE SA, ANGELO ROCHA DE OLIVEIRA, JOSE GERALDO RIBEIRO JUNIOR, LINDOLPHO OLIVEIRA DE ARAUJO JUNIOR

Parceiros/Apoio: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 525/2024: Seleção pública para apoio a Projetos de Extensão (2025))

Público estimado: 100 pessoas