Equipe de Competição em E-Sports CEFETLeo
Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Última modificação: Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
DESCRIÇÃO: O momento pós-pandemia de COVID-19 expôs diversos desafios de diferentes naturezas que a sociedade continua tentando superar. Como instituição educacional, o CEFET-MG, em especial o campus Leopoldina, também se deparou com estes desafios de natureza social, psicológica e de aprendizado. Quadros psicopatológicos como ansiedade se mostraram frequentes nestes últimos anos de retomada. Do ponto de vista do aprendizado durante o período de isolamento, de forma geral, as estratégias adotadas de maneira emergencial se mostraram necessárias, mas igualmente ineficazes. Basta observar o desempenho dos alunos ainda neste terceiro ano de retorno às atividades presenciais. Diante deste cenário e atendendo inclusive à solicitação um grupo de discentes, este projeto com início no ano de 2023, tem como principal objetivo contribuir para uma maior relação de bem-estar entre os alunos, fomentando a interação social entre si e também com a instituição, propiciando uma maior identificação destes com o CEFET-MG. Além da questão psico social, este projeto visa aumentar a aproximação entre a escola e os estudantes da rede de ensino municipal, estadual e privada da região. Além disso, são objetivos específicos desta proposta: o estímulo à prática das chamadas soft skills – habilidades comportamentais – através do constante trabalho em uma equipe com formação diversificada (membros de diferentes cursos, níveis e/ou escolas, raças, e sexos); o estímulo ao desenvolvimento de habilidades inerentes à prática de um jogo eletrônico como criatividade, pensamento estratégico, poder de concentração e foco em solução de problemas; e contribuir com a divulgação da instituição CEFET-MG para os diferentes setores da sociedade. Para esta nova etapa da equipe/projeto, é proposto a manutenção de uma pesquisa científica com o objetivo de estudar qual é o impacto que a prática de um ESports tem no desenvolvimento educacional de seus praticantes. Estes objetivos possuem como tema central a prática de um ESport e acredita-se que a escolha deste tema tão apreciado pelos jovens estudantes possa ser uma ótima porta de entrada para o trabalho de outros conteúdos tanto técnicos e acadêmicos quanto sociais e psicológico.
RESPONSÁVEL PELA AÇÃO: GUSTAVO MONTES NOVAES
CONTATO: gtvmontes@cefetmg.br
EQUIPE: SAMUEL DA COSTA ALVES BASILIO, MAICOM PETERS XAVIER, EDUARDO GABRIEL REIS MIRANDA, GUSTAVO MONTES NOVAES, ALEXANDRE MARTINS GAMA DE DEUS, RAFAEL JOSE FONSECA DE SA
Parceiros/Apoio: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 522/2024: Seleção pública para apoio a Equipes de Competição FAIXA I (2025))
Público estimado: 30 pessoas