Curso “Princípios de Funcionamento de um Motor Veicular”
Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Última modificação: Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
DESCRIÇÃO: O Brasil estabeleceu a Política Nacional sobre a Mudança do Clima (PNMC), por meio da Lei no 12.187/2009 que determina o compromisso de adotar ações para reduzir sua emissão de gases de efeito estufa entre 36,1% e 38,9% em relação às previsões de 2020. Neste mesmo ano, o setor de transportes foi responsável por 10,2% das emissões do país segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia no artigo “Primeiro Inventário Brasileiro de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa”. A crescente restrição de emissões de poluentes devido a normas ambientais mais rigorosas, que no Brasil é conhecida como Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE, 2009), que está sendo substituído pela ROTA 2030, tornou imprescindível, dentro da engenharia automotiva, a busca por soluções sustentáveis, tornando os motores mais eficientes e consequentemente gerando menores impactos ambientais.
A crescente restrição de emissões de poluentes devido a normas ambientais mais rigorosas faz com que a melhoria da eficiência dos motores de combustão interna seja questão de sobrevivência da indústria automobilística. Dentro deste contexto, um dos objetivos dos novos projetos de motores de combustão interna é reduzir o consumo e a geração de gases poluentes por meio de melhorias na eficiência térmica.
Todo esse investimento, por parte dos projetos de novos motores e componentes, deve vir seguido do conhecimento dos profissionais autônomos da manutenção. Toda manutenção feita de forma errada ou equivocada, pode aumentar os níveis de poluentes gerado pelo motor. Desgaste prematuro de anéis de vedação, queima incompleta do combustível, negligencias quanto ao catalisador são umas das inúmeras situações que colocam a perder os ganhos em eficiência energética dos motores mais modernos da indústria automobilística.
Também, salvo em situações muito específicas, a noção de que não se deve alterar as configurações originais dos motores de combustão será amplamente abordado no curso. Todavia, vários anos e milhares de dólares são gastos nas fases de projeto e testes, é de se supor que a concepção do motor, após o imenso empenho do fabricante, esteja próxima da sua curva de máxima eficiência, com baixo consumo, baixa emissão de poluentes, baixa geração de ruídos e máxima potência produzida, sendo improváveis melhorias pontuais por parte do proprietário.
Do mesmo modo, será abordado no curso noções básicas das características dos combustíveis. As diferenças entre gasolina, etanol e diesel e todas as suas particularidades no processo de queima.
Quanto à segurança veicular, dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) informa que ocorrem em torno de 43 mil mortes por ano no Brasil. O curso fará uma abordagem dessa situação, o intuito é expor quais são as inovações tecnológicas que existem em alguns veículos atuais, justificando os diferentes desempenhos de segurança apesar de estarem na mesma categoria, segundo a agência que avalia a segurança de carros da américa latina (Latin NCAP).
Esse projeto começou em 2020, em plena pandemia, durante os meses em que as aulas online ainda não tinham começado. As aulas foram ministradas pelo YouTube. Em 2021, transformei-o em um projeto de extensão e tivemos 131 certificados gerados. Para receber o certificado, exigimos 80% de presença. O curso aconteceu novamente de forma on-line.
No curso de extensão de 2022, ocorreu de forma presencial. Tivemos 38 participantes externos e 45 alunos do CEFET. Em 2023 tivemos 37 profissionais e entusiastas da região e 41 alunos do CEFET-MG.
Em 2024, divulgamos exclusivamente no Jornal O Vigilante para alcançar um público que ainda não conhecia o CEFET. Mesmo assim, as vagas foram preenchidas em apenas 48 horas. Como ainda estávamos no período de inscrições para o curso técnico, vimos uma excelente oportunidade de promover a qualidade do nosso ensino e nossa capacitação técnica. Decidimos realizar este curso durante as férias, de 23 a 26 de setembro de 2024. Na semana seguinte, organizamos outro projeto de extensão, também voltado para a formação técnica da comunidade na área de refrigeração. Recebemos um patrocínio de quase 10 mil reais para lanches nas duas semanas de curso, oferecido pela Sol e Neve e pelo SICOOB CREDIMATA. Foram confeccionados 33 certificados para a comunidade, enquanto os alunos do CEFET ainda estão participando desta formação, com os certificados sendo confeccionados no final deste ano.
Finalmente, este curso tem o objetivo de levar informações da compreensão do funcionamento e projeto de um motor para os alunos do CEFET e a comunidade. Conhecimento esse fundamental para profissionais da área de manutenção e/ou entusiastas.
RESPONSÁVEL PELA AÇÃO: TIAGO ALCEU COELHO RESENDE
CONTATO: tiagoalceu@cefetmg.br
EQUIPE: MARCELO DIVINO NUNES PESSOA, BRUNO DA SILVA PROCACI, LAURA DE SOUSA RAMOS FERNANDES, ADRIANO ZENE DE SOUSA, SAULO NOGUEIRA LOPES DE OLIVEIRA, BRUNO OLIVEIRA CHAGAS, TIAGO ALCEU COELHO RESENDE, OSVALDO MANUEL NUNEZ BOSCH, FABIANO DRUMOND CHAVES, JOSE ELIAS DE OLIVEIRA, VIRGINIA TAMBASCO FREIRE, CARLA FERREIRA RODRIGUES, CARLOS WAGNER MOURA E SILVA, PAULO HENRIQUE SILVA LOPES, RODRIGO LACERDA SALES, RAMON CARVALHO DA FONSECA
Parceiros/Apoio: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 523/2024: Seleção pública para apoio a Cursos de Extensão (2025))
Público estimado: 40 pessoas