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Extensão Leopoldina

Ações de Extensão do Campus Leopoldina

CEFET-MG

Curso de Programação Aplicada à Criação de Jogos Digitais

Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Última modificação: Quarta-feira, 13 de agosto de 2025

DESCRIÇÃO: O desenvolvimento de jogos digitais tem se mostrado uma ferramenta poderosa para motivar estudantes a se interessarem e ingressarem em cursos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Neste mesmo eixo, podemos citar as diversas metodologias de ensino que envolvem jogos, por exemplo, metodologias que fazem uso de “gamificação”. A eficácia destes métodos está fundamentada em diversas teorias educacionais que destacam a importância do engajamento ativo, da aprendizagem significativa e da interdisciplinaridade no processo educacional.
Neste contexto, este projeto propõe a oferta de um curso de iniciação em programação de computadores, utilizando o desenvolvimento de jogos digitais como ferramenta pedagógica central, destinado a crianças e jovens de Leopoldina e região, incluindo alunos do CEFET. O curso tem como objetivo despertar o interesse dos participantes pela tecnologia e programação, proporcionando uma experiência de aprendizagem prática e envolvente que permita o desenvolvimento de habilidades fundamentais em lógica de programação, pensamento computacional e resolução de problemas. A proposta caracteriza-se por integrar disciplinas das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), promovendo uma abordagem interdisciplinar que enriquece a formação dos participantes. Ao utilizar o desenvolvimento de jogos digitais como plataforma de ensino, o curso incorpora não apenas os aspectos técnicos de programação, mas também elementos artísticos e criativos, como design gráfico, narrativa e sonorização, estimulando a criatividade e a inovação.
O curso está estruturado em duas etapas. A Etapa 1, intitulada “Iniciação”, compreende o Módulo 1, com 8 horas de duração, que aborda a introdução à programação com Scratch, onde os alunos aprenderão conceitos básicos de programação de forma visual e intuitiva, desenvolvendo um jogo simples. O Módulo 2, com 32 horas, oferece uma introdução ao Python aplicado a jogos digitais, aprofundando conhecimentos em programação textual e desenvolvendo jogos mais elaborados. A Etapa 2, denominada “Atualização”, inclui um Módulo 1, com 8 horas, que apresenta a ferramenta Unity, familiarizando os alunos com uma plataforma profissional de desenvolvimento de jogos. O Módulo 2, também de 8 horas, introduz a programação em C#, linguagem utilizada na Unity, abordando, entre outros, conceitos de programação orientada a objetos. O Módulo 3, com 16 horas, envolve a criação de um jogo completo usando a Unity, aplicando os conhecimentos adquiridos e passando por todas as etapas do desenvolvimento de um jogo.
Este projeto espera alcançar resultados consistentes que contribuam para o desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos participantes. Ao término do curso, espera-se que os alunos tenham adquirido uma formação básica sólida em programação de computadores, compreendendo conceitos fundamentais como lógica de programação, estruturas de controle, variáveis, funções e objetos. Isso permitirá que apliquem esses conhecimentos, desenvolvendo habilidades e competências técnicas essenciais para o mercado de trabalho atual. Os participantes serão capacitados no uso de ferramentas e linguagens atuais e relevantes, como Python, o que assegura a atualidade e relevância dos conhecimentos abordados no curso.

RESPONSÁVEL PELA AÇÃO: GUSTAVO MONTES NOVAES

CONTATO: gtvmontes@cefetmg.br

EQUIPE: MAICOM PETERS XAVIER, ALEXANDRE MARTINS GAMA DE DEUS, SAMUEL DA COSTA ALVES BASILIO, EDUARDO GABRIEL REIS MIRANDA, GUSTAVO MONTES NOVAES

Parceiros/Apoio: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 523/2024: Seleção pública para apoio a Cursos de Extensão (2025))

Público estimado: 60 pessoas