Curso de Programação Aplicada à Criação de Jogos Digitais
Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Última modificação: Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
DESCRIÇÃO: O
desenvolvimento de jogos digitais tem se mostrado uma ferramenta poderosa para
motivar estudantes a se interessarem e ingressarem em cursos das áreas de
Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Neste mesmo eixo,
podemos citar as diversas metodologias de ensino que envolvem jogos, por
exemplo, metodologias que fazem uso de “gamificação”. A eficácia
destes métodos está fundamentada em diversas teorias educacionais que destacam
a importância do engajamento ativo, da aprendizagem significativa e da
interdisciplinaridade no processo educacional.
Neste contexto, este projeto propõe a oferta
de um curso de iniciação em programação de computadores, utilizando o
desenvolvimento de jogos digitais como ferramenta pedagógica central, destinado
a crianças e jovens de Leopoldina e região, incluindo alunos do CEFET. O curso
tem como objetivo despertar o interesse dos participantes pela tecnologia e
programação, proporcionando uma experiência de aprendizagem prática e
envolvente que permita o desenvolvimento de habilidades fundamentais em lógica
de programação, pensamento computacional e resolução de problemas. A proposta
caracteriza-se por integrar disciplinas das áreas de Ciência, Tecnologia,
Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), promovendo uma abordagem
interdisciplinar que enriquece a formação dos participantes. Ao utilizar o
desenvolvimento de jogos digitais como plataforma de ensino, o curso incorpora
não apenas os aspectos técnicos de programação, mas também elementos artísticos
e criativos, como design gráfico, narrativa e sonorização, estimulando a
criatividade e a inovação.
O curso está estruturado em duas etapas. A
Etapa 1, intitulada “Iniciação”, compreende o Módulo 1, com 8 horas
de duração, que aborda a introdução à programação com Scratch, onde os alunos
aprenderão conceitos básicos de programação de forma visual e intuitiva,
desenvolvendo um jogo simples. O Módulo 2, com 32 horas, oferece uma introdução
ao Python aplicado a jogos digitais, aprofundando conhecimentos em programação
textual e desenvolvendo jogos mais elaborados. A Etapa 2, denominada
“Atualização”, inclui um Módulo 1, com 8 horas, que apresenta a
ferramenta Unity, familiarizando os alunos com uma plataforma profissional de
desenvolvimento de jogos. O Módulo 2, também de 8 horas, introduz a programação
em C#, linguagem utilizada na Unity, abordando, entre outros, conceitos de
programação orientada a objetos. O Módulo 3, com 16 horas, envolve a criação de
um jogo completo usando a Unity, aplicando os conhecimentos adquiridos e passando
por todas as etapas do desenvolvimento de um jogo.
Este projeto espera alcançar resultados
consistentes que contribuam para o desenvolvimento acadêmico, profissional e
social dos participantes. Ao término do curso, espera-se que os alunos tenham
adquirido uma formação básica sólida em programação de computadores,
compreendendo conceitos fundamentais como lógica de programação, estruturas de
controle, variáveis, funções e objetos. Isso permitirá que apliquem esses
conhecimentos, desenvolvendo habilidades e competências técnicas essenciais
para o mercado de trabalho atual. Os participantes serão capacitados no uso de
ferramentas e linguagens atuais e relevantes, como Python, o que assegura a
atualidade e relevância dos conhecimentos abordados no curso.
RESPONSÁVEL PELA AÇÃO: GUSTAVO MONTES NOVAES
CONTATO: gtvmontes@cefetmg.br
EQUIPE: MAICOM PETERS XAVIER, ALEXANDRE MARTINS GAMA DE DEUS, SAMUEL DA COSTA ALVES BASILIO, EDUARDO GABRIEL REIS MIRANDA, GUSTAVO MONTES NOVAES
Parceiros/Apoio: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 523/2024: Seleção pública para apoio a Cursos de Extensão (2025))
Público estimado: 60 pessoas