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Extensão Leopoldina

Ações de Extensão do Campus Leopoldina

CEFET-MG

Competição em E-Sports CEFET ARENA

Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Última modificação: Quarta-feira, 13 de agosto de 2025

DESCRIÇÃO: O principal objetivo desta ação de extensão em proposta é a realização da segunda edição do evento Competição em E-Sports CEFET ARENA. Em sua segunda edição, realizada no ano de 2024 (EV011-2024), o evento teve uma ótima adesão do público interno contando com 60 inscrições de alunos que participaram ativamente da competição. Somado a esse participação ativa, a edição de 2024 recebeu a visita de aproximadamente 30 estudantes da comunidade externa da região. De todos os participantes, o retorno foi acima do esperado com relatos extremamente motivadores para a realização de uma terceira edição, objeto desta proposta, a ser realizada no ano de 2025. O evento tem como ponto chave a prática de um E-Sport. Altamente aprazível ao público alvo do evento (público interno e externo), a prática de um E-Sport pode ser uma importante ferramenta no auxílio no desenvolvimento social e profissional de um estudante. No âmbito do aprendizado técnico, a participação em uma atividade de competição em equipe contribui para a prática de habilidades que, em geral, não são foco de estudos das disciplinas “tradicionais” (sala de aula), as chamadas Soft Skills. Com o objetivo de propiciar um ambiente para a prática dessas habilidades pelos estudantes participantes do evento, acrescenta-se o E-Sport como meio para isso. É perceptível o engajamento que a prática de um E-Sport tem dentro do ambiente escolar. Sendo assim, com a intenção de unir um espaço que propicie a prática das Soft Skills a uma atividade notavelmente aprazível ao público alvo desta proposta, dá-se a caracterização da Competição de E-Sports. De maneira geral, em termos de programação, o Evento irá ofertar competição em diferentes modalidades de E-Sports como a de  League of Legends, Mortal Kombat 1, EA2025 (FIFA), Beat Saber e a de Valorant. As partidas serão realizadas ao longo da semana do evento culminando nas partidas finais e cerimônia de premiação nos últimos dias do mesmo. Todos os docentes e discentes do CEFET-MG e todos os membros externos, estudantes ou não, entusiastas da prática de um E-Sport confirgura como um público alvo desta proposta. O principal resultado esperado após a realização deste evento é a maior interação não só entre os estudantes do CEFET-MG campus Leopoldina mas também entre estes e os estudantes das demais redes de ensino. Além disso, espera-se um maior diálogo entre os estudantes do ensino médio/técnico e do ensino superior do CEFET-MG campus Leopoldina contribuindo, assim, para efetivação da verticalização presente na instituição. Espera-se também uma obter uma considerável visibilidade da atividade proposta e dos setores organizadores da mesma, por exemplo a Equipe de E-Sports do campus, e a instituição CEFET-MG, em especial, o campus Leopoldina.

RESPONSÁVEL PELA AÇÃO: EDUARDO GABRIEL REIS MIRANDA

CONTATO: egrm02@gmail.com

EQUIPE: MAICOM PETERS XAVIER, GUSTAVO MONTES NOVAES, SAMUEL DA COSTA ALVES BASILIO, ALEXANDRE MARTINS GAMA DE DEUS, EDUARDO GABRIEL REIS MIRANDA

Parceiros/Apoio: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 524/2024: Seleção pública para apoio à realização de Eventos (2025))

Público estimado: 80 pessoas