Coletivo Feminista Estudantil Cefet-ANAS
Segunda-feira, 11 de agosto de 2025
Última modificação: Segunda-feira, 11 de agosto de 2025
DESCRIÇÃO: O FEMINISMO tem sido um dos termos mais utilizados no século XXI, sendo que o mesmo não possui exatamente um “simples” significado, pois são diversas as diretrizes que o caracterizam. Sendo assim, se torna difícil definir uma expressão, que possui raízes no passado e no presente, cada qual com particularidades, mas todas atrás de uma mesma bandeira, a da IGUALDADE de direitos.
Coletivos feministas estudantis, em espaços acadêmicos, tem se tornado cada vez mais comum pois é uma maneira que muitas estudantes mulheres, que compartilham horas de convivência, tem encontrado para discutir questões que envolvem temas do FEMINISMO. Reunir-se e organizar-se com outras mulheres que enfrentam problemas similares, que compartilham das mesmas necessidades e que buscam tornar esses espaços igualitários, é sempre um fator de empoderamento e faz com que o ambiente acadêmico seja um importante local de discussão sobre opressores e direitos humanos.
Demasiadas são as pautas feministas a serem trabalhas e serem inseridas em ambientes estudantis/acadêmicos que, embora possuam certas especificidades, também trazem consigo as mesmas pautas dos demais movimentos feministas. Destaca-se, sobretudo, a pauta em comum a todos os tipos de FEMINISMO (Socialista;Interseccional; Negro; Radical): – Igualdade de direitos civis, políticos, sociais, enfim, igualdade de direitos humanos.
O presente projeto tem por objetivo geral a continuidade dos trabalhos do Coletivo Feminista estantudantil no Campus Leopoldina: O Coletivo Cefet-ANAS.
Vale destacar que o referido Coletivo já foi criado, através de um Projeto de Extensão em 2020, durante a pandemia de Covid-19. Em 2023 foram realizadas algumas ações presenciais e para o ano de 2024 desejamos dar continuidade ao Projeto, entendendo que há muitas pautas prementes dentro do feminismo estudantil (mansplaining; manterrupting; gaslight; bullying, trotes et.) a fim de que busquemos sempre tornar esses espaços urge que façamosações presenciais para que o mesmo tenha um reconhecimento institucionalizado. Ainda, com tantas pautas prementes do FEMINISMO relacionadasaos ambientes ESTUDANTIS, nada mais importante do que se organizar com outras MULHERES (estudantes, professoras e técnicas administrativas),que enfrentam os mesmos problemas, que compartilham necessidades e que buscam tornar esses ambientes mais igualitários.
RESPONSÁVEL PELA AÇÃO: KATALIN CARRARA GEOCZE
CONTATO: katalin@cefetmg.br
EQUIPE: JUSSARA FERNANDES REIS FILGUEIRA, FERNANDA NASCIMENTO PASCHOAL BADARO, SABRINA ANACLETO TEIXEIRA, LAIS RIOS BERNO, DALILA APARECIDA FARIA, MICHELE RIBEIRO FIDELIS, VALÉRIA APARECIDA DIAS VILELA, KATALIN CARRARA GEOCZE
Parceiros/Apoio: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 577/2023: Seleção Pública para Apoio a Projetos de Extensão)
Público estimado: 451 pessoas